Angelo Cavalcante
Um texto inacreditável - O mundo que nem Orwell acreditaria

Uma belicista venezuelana, golpista assumida e articuladora de invasões e massacres no próprio país é laureada com o Nobel da paz.
O circense Donald Trump, o todo-poderoso presidente dos Estados Unidos, ficou magoado... Justamente após seu país ter fornecido um oceano de armas para o exército de Israel explodir velhos, grávidas e bebês, o "laranjão" jurava de pés juntos e retos de que ele deveria ter levado a honraria.
Isso é Orwell!
O caboclo presidente brasileiro retirou 33 milhões de cidadãos e cidadãs da lástima da fome; ampliou políticas públicas, salvou vidas... Esse... Esse não faz sentido!
A vizinha Argentina gerida por certo e tal "anarco-capitalista", por sinal, uma infame descrição política de impossível realização, já catapultou metade dos povos da sua arruinada pátria para o debaixo da linha da pobreza. Em síntese, nuestros hermanos não recebem o que dá para comer.
Curioso... Economistas de direita e governantes neoliberais afirmam enfaticamente de que a Argentina, reparem bem, é modelo, padrão, standart de governança.
Na província goiana, seu alcade diz, afirma e sentencia todo garboso de que a violência, o crime e seus absurdos estão controlados e mesmo já operando fora de suas fronteiras; nessa mesma pista, a principal e mais degenerada facção do banditismo brasileiro e não por menos, já das maiores do mundo, virou negócio, agro e discurso moralista nesse mesmo Goiás.
O governo brasileiro buscando, por fim, alguma justiça tributária neste e que em larga distância, é dos mais desiguais países do mundo, vê sua proposta de taxação de jogos de azar, do rentismo bancário-financeiro e que determina as políticas econômicas do país, além de "meia mão" de bilionários e que desfilam com carrões e jatinhos sobre a miséria e a pobreza da imensa maioria dos brasileiros, assiste sua necessária e improrrogável proposta de impostos para esses parasitas ser reprovada pela pior câmara dos deputados da história nacional.
Nem Orwell!
Um ex-presidente corrupto, responsável direto por espécie de genocídio sanitário e articulador de uma tentativa de golpe de Estado e que, por bem pouco, não se realiza é, de forma inédita, condenado ao cárcere.
Parte importante da população brasileira, em espécie de anestesia da razão, chora, sente, reclama e se indigna porque esse "íntegro e ilibado" senhor fora, por fim, condenado.
Dia desses, um sujeito explodiu o próprio corpo e de frente ao prédio do STF; isso em inacreditável gesto que combinou fanatismo com fascínio, fascismo e muita estupidez. É o mundo ao contrário!
Em 1991, os maiores especialistas em geopolítica do mundo afirmavam categoricamente de que, com o fim do "mal supremo" da União Soviética, o mundo agora entraria, por fim, em longo período de paz, harmonia, crescimento e unidade.
Tudo bem ao contrário... As guerras, ameaças, a corrida armamentista e as conflagrações internacionais e que apetecem no hoje, fazem a temida Guerra Fria parecer coisa de criança.
Esse é apenas um texto e que nem o genial George Orwell acreditaria! São as reinações de um mundo inacreditável!
Bom descanso!
Angelo Cavalcante - Economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Itumbiara.