Safra de café do Brasil deve chegar a 56,5 milhões de sacas em 2025, diz Conab
reprodução A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estima que a safra de café do Brasil deve alcançar 56,5 milhões de sacas de 60 kg em 2025, um aumento de cerca de 1,3 milhão de sacas em relação à projeção divulgada em setembro.
A estatal informou nesta quinta-feira (4) que a produção deve crescer mesmo em ano de bienalidade negativa, alcançando o terceiro maior volume da série histórica, atrás apenas de 2020 e 2018 — ambos anos de bienalidade positiva.
Produtividade sobe 5,5% na média nacional
A Conab atribui a expectativa de crescimento a uma recuperação de 5,5% na produtividade das lavouras. A área em produção, por outro lado, deve apresentar uma leve redução.
Produção por variedade
Segundo a Conab:
Café arábica: deve alcançar 35,8 milhões de sacas, acima das 35,1 milhões previstas em setembro.
Café canéfora (conilon/robusta): deve atingir 20,8 milhões de sacas, ante 20,0 milhões da projeção anterior.
Exportações batem recorde em 2025
A estatal destacou ainda que a receita com exportações de café chegou a US$ 12,9 bilhões em 2025 até outubro, estabelecendo um novo recorde anual.
O resultado ocorre mesmo com redução no volume embarcado, efeito de estoques internos limitados no início do ano e da antiga tarifação dos Estados Unidos sobre o café brasileiro.
Com a retirada das tarifas, a Conab afirmou:
"Após a eliminação das duas tarifas (sobre o café verde), o Brasil voltou a concorrer em condição de igualdade tarifária com outros países que exportam café para os Estados Unidos".