Lula chega a 2026 com desaprovação maior que aprovação, aponta AtlasIntel
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve entrar no próximo ano com a desaprovação em ligeira vantagem sobre a aprovação, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (18).
De acordo com o levantamento, 50,7% dos brasileiros desaprovam o desempenho de Lula à frente do Palácio do Planalto, enquanto 48,8% o aprovam. Pela margem de erro, de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, há empate técnico entre os dois índices. Outros 0,4% não souberam responder.
Avaliação do governo Lula
A pesquisa indica que quase metade dos entrevistados classifica o governo como ruim ou péssimo. Esse grupo soma 48,9%, contra 46,5% dos que avaliam a administração como ótima ou boa. Já 6% consideram a gestão regular. Mesmo com o predomínio da avaliação negativa, o instituto destaca que a estabilidade nesse patamar, combinada com leve alta do índice de ótimo/bom, sugere uma interrupção da deterioração que vinha sendo observada em meses anteriores. A série histórica da sondagem mostra a manutenção do quadro geral e confirma a perda de tração do movimento de recuperação que havia sido registrado anteriormente. Com isso, o governo entra no próximo ciclo em um cenário desfavorável, com percepção pública ainda majoritariamente negativa.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, iniciativa conjunta entre AtlasIntel e Bloomberg. O levantamento ouviu 18.154 brasileiros entre os dias 10 e 15 de dezembro de 2025, pela internet, utilizando a metodologia Atlas RDR. A margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.