AtlasIntel: Lula lidera corrida de 2026 e Flávio supera Tarcísio entre nomes do bolsonarismo
Reprodução O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a dianteira na disputa pela Presidência em 2026 e, entre os nomes ligados ao bolsonarismo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece melhor posicionado do que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Os dados são de pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (18) para a Bloomberg.
Flávio x Tarcísio: desempenho no 1º turno
No cenário em que Lula, Flávio e Tarcísio aparecem juntos na disputa, o presidente lidera com 47,9% das intenções de voto. O filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro registra 21,3%, enquanto Tarcísio soma 15%.
Mais atrás, surgem os seguintes nomes:
• Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás: 4,4%
• Ratinho Jr. (PSD), governador do Paraná: 4,1%
• Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais: 3%
• Renan Santos, um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL) e do recém-criado partido Missão: 2,4%
O espaço de Ronaldo Caiado na disputa
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), aparece em todos os cenários testados pela pesquisa AtlasIntel como uma alternativa no campo da direita, mas ainda distante dos principais nomes da disputa presidencial de 2026. No cenário em que Lula, Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas concorrem juntos, Caiado registra 4,4% das intenções de voto. Quando Flávio é candidato sem Tarcísio, o goiano sobe para 7,2%, seu melhor desempenho entre as simulações. Já no quadro em que Tarcísio aparece sem Flávio, Caiado marca 5,5%, consolidando-se como um dos nomes lembrados pelo eleitorado, porém fora do pelotão principal da corrida ao Planalto, segundo o levantamento.
Cenário com Flávio sem Tarcísio
Quando o cenário testado inclui Flávio Bolsonaro, mas não Tarcísio, Lula mantém vantagem e cresce levemente em relação ao levantamento anterior. O presidente aparece com 48,1% das intenções de voto, ante 47,3% em novembro.
Flávio, por sua vez, registra 29,3%, alta em relação aos 23,1% da pesquisa de novembro.
Os demais nomes pontuam:
• Ronaldo Caiado: 7,2%
• Ratinho Jr.: 3,9%
• Romeu Zema: 3,8%
• Renan Santos: 3,2%
• Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul: 1,2%
Cenário com Tarcísio sem Flávio
No quadro em que Tarcísio de Freitas é testado sem Flávio Bolsonaro, Lula também lidera, com 48,8% das intenções de voto, ante 48,4% na pesquisa anterior.
Tarcísio soma 28,3%, abaixo dos 32,5% registrados antes. Entre os demais:
• Ronaldo Caiado: 5,5%
• Ratinho Jr.: 3,4%
• Romeu Zema: 3,8%
• Renan Santos: 3%
Simulações de 2º turno
Nas projeções de segundo turno, o levantamento mostra que Lula venceria Flávio Bolsonaro por 53% a 41%. Em um eventual confronto com Tarcísio de Freitas, o presidente também aparece à frente, por 49% a 45%.
Decisão de Bolsonaro e reação do mercado
O ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília para cumprir a pena a qual foi condenado por tentativa de golpe de Estado, decidiu recentemente que Flávio representará o grupo político bolsonarista na eleição presidencial do ano que vem, anunciaram o senador e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
De acordo com o texto, a decisão foi mal recebida pelos mercados financeiros, que preferiam a candidatura de Tarcísio.
A pesquisa AtlasIntel ouviu 18.154 pessoas online entre os dias 10 e 15 de dezembro.