Seja bem-vindo
Estado de Goiás,14/12/2025

    • A +
    • A -

    Jovens na Austrália publicam despedidas antes de proibição de redes para menores de 16 anos

    O Globo
    Jovens na Austrália publicam despedidas antes de proibição de redes para menores de 16 anos reprodução

    Adolescentes australianos foram às redes sociais pela última vez para publicar mensagens de despedida e lamentar o fim do acesso às plataformas que fizeram parte de suas vidas. A medida ocorre horas antes do início da lei inédita que proíbe o uso de redes sociais por menores de 16 anos na Austrália, válida a partir desta quarta-feira, dia 10 (terça-feira no horário do Brasil).


    Nas horas que antecederam a meia-noite de terça-feira (horário local), uma enxurrada de postagens tomou conta de TikTok, Instagram e Reddit. Adolescentes compartilharam agradecimentos, lembranças e planos de retornar quando atingirem a idade permitida.




    O que muda com a nova lei


    A partir de agora, plataformas como Instagram, Facebook, Threads, TikTok, Snapchat, YouTube, X, Reddit e serviços de lives como Kick e Twitch devem desativar contas existentes de menores e impedir a criação de novos perfis.


    O governo afirmou que cerca de 200 mil contas já foram desativadas no TikTok, e “centenas de milhares” serão bloqueadas nos próximos dias.




    Despedidas nas redes


    Uma adolescente identificada como Leila publicou um vídeo por volta das 21h do dia 9 na Austrália. Administra o perfil junto com a mãe e tem quase cinco mil seguidores. "Adeus, TikTok. Vejo você em 4 anos", escreveu.


    O jovem Anh Tuan, conhecido por vídeos sobre tecnologia, agradeceu aos mais de oito mil seguidores e deixou um recado: "Daqui uns 2 ou 3 anos, quando eu recuperar minha conta, vou postar muito mais", afirmou. Na noite de quarta-feira, o vídeo já não estava disponível.


    Outros adolescentes também deixaram mensagens emocionadas:


    "Vou sentir tanta saudade de vocês e especialmente do conteúdo engraçado", escreveu um usuário.

    "Nos vemos em alguns anos, mas não sei se minha conta ainda vai existir."

    "Adeus, nos vemos do outro lado."


    Criador de conteúdo de 29 anos, Josh Partington, de Melbourne, que faz esquetes de comédia para mais de 75 mil seguidores, publicou: “Vou sentir saudades de vocês”.




    Sensação de perda entre jovens


    Segundo a Reuters, no Reddit, adolescentes postaram despedidas em espaços como o subreddit r/teenagers.


    Um deles escreveu: “Minha playlist com mais de 1.400 músicas no YouTube será apagada, e o Reddit também. Eu não tenho nenhum amigo... Vou ficar completamente sozinha pelos próximos três anos, até completar 16”.


    Bianca Navarro, de 10 anos, contou que já está contando os dias para voltar ao YouTube:

    Vai ser muito triste porque faltam seis anos até que eu possa assistir — disse à AFP.




    Austrália adota medida inédita e radical


    A Austrália se torna o primeiro país do mundo a aplicar restrições tão severas às grandes empresas de tecnologia, aprovadas no fim de 2024.


    Isto é a Austrália dizendo chega — afirmou o primeiro-ministro Anthony Albanese ao marcar a entrada em vigor da lei. Ele reforçou que esta é "uma das maiores mudanças culturais que a nossa nação enfrentou" e afirmou que o país "retomará o controle" diante das Big Techs.

    O governo argumenta que são necessárias medidas sem precedentes para proteger crianças dos "algoritmos predatórios", que expõem menores a assédio, sexo e violência. As autoridades sustentam que o objetivo é evitar conteúdos impróprios, aliciamento e riscos à saúde mental.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.