Lula faz reunião com Alcolumbre antes de fazer indicação ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), na noite de segunda-feira. O encontro ocorreu em meio à definição do nome que o petista indicará para substituir Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
O advogado-geral da União, Jorge Messias, é apontado como o provável escolhido de Lula. A expectativa é de que o anúncio seja feito antes da viagem do presidente à Ásia, prevista para as 10h.
Após a indicação, Messias precisará ter seu nome aprovado pelo Senado. Alcolumbre demonstra preferência pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aliado próximo.
As negociações ganharam impulso depois de um jantar reservado entre Lula e Barroso na última sexta-feira, no Palácio da Alvorada. Conforme noticiado pelo O GLOBO, a sucessão na Corte foi o principal tema do encontro. Na semana anterior, Lula também havia recebido no Alvorada os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além de integrantes do governo, como Rui Costa (Casa Civil).
Durante a conversa com Barroso, Lula citou os três principais nomes que circulam nos bastidores do Planalto: Messias, o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas.
Segundo interlocutores, Barroso não se posicionou a favor de nenhum nome específico, mas considerou todos os cotados como “qualificados”. O jantar não contou com a presença de outros integrantes do STF.