Seja bem-vindo
Estado de Goiás,17/12/2025

    • A +
    • A -

    Com rejeição em queda, Lula fecha 2025 em empate técnico e ganha fôlego para 2026

    Levantamento divulgado nesta terça-feira mostra recuperação do governo na reta final de 2025. Apesar da melhora nos índices, maioria dos eleitores ainda rejeita ideia de um novo mandato para o petista em 2026.

    O Globo
    Com rejeição em queda, Lula fecha 2025 em empate técnico e ganha fôlego para 2026 Reprodução

    A distância entre quem aprova e quem desaprova o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu drasticamente na segunda metade deste ano. É o que revela a mais recente pesquisa Genial/Quaest, a última de 2025.

    Os dados apontam uma queda de 16 pontos percentuais na diferença entre as duas avaliações no segundo semestre. O cenário atual configura um empate técnico dentro da margem de erro:

    • 49% desaprovam a gestão (visão negativa);

    • 48% aprovam o trabalho do presidente (visão positiva).

    Para efeito de comparação, em maio, o cenário era bem mais adverso para o Planalto, com a visão negativa alcançando 57% da população contra apenas 40% de avaliação positiva.

    Oscilação positiva em dezembro

    Na comparação direta com novembro, o governo conseguiu respirar mais aliviado. A aprovação oscilou um ponto para cima, enquanto a rejeição caiu. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o quadro técnico de empate se mantém, seguindo a tendência dos últimos levantamentos.


    Mudança na avaliação:

    Ao detalhar a avaliação do governo, nota-se uma migração de eleitores que antes consideravam a gestão "regular" para a avaliação "positiva":

    • Positivo: Subiu para 34% (aumento de três pontos); 

    • Negativo: Manteve-se estável em 38%;

    • Regular: Caiu de 38% para 35%. 


    Cenário para a Reeleição em 2026

    Apesar da estabilidade na aprovação geral, a pesquisa traz dados importantes para o ano eleitoral que se aproxima. Lula chega ao fim de 2025 com indicadores melhores sobre sua intenção de buscar um novo mandato, embora os números gerais ainda sejam desfavoráveis.

    Houve um aumento na percepção de que o presidente deveria ser candidato em 2026 e de que merece mais quatro anos no cargo.

    Deve ser candidato? O apoio à reeleição subiu cinco pontos, chegando a 43%. Já os que avaliam que ele não deveria se lançar somam 55% (queda de quatro pontos em relação ao mês passado).

    Merece mais 4 anos? O “sim” subiu quatro pontos, atingindo 41%. O “não” caiu para 56% (quatro pontos a menos que em novembro).

    A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 11 e 14 de dezembro. O nível de confiança do levantamento é de 95%.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.