Uma trajetória de muita luta! Atuação destacada na vida política e social de Goiás
reprodução Edna de Oliveira Mendes, nascida em Uruana, Goiás, no dia 20 de agosto de 1962, porém, desde 18 de janeiro de 1978 (ano em que Dr. Henrique Santillo foi eleito senador da República), resido em Anápolis. Em julho desse ano conheci pessoalmente o Dr. Henrique Santillo — que minha família, em Uruana, apoiou para senador — por meio do primo, vereador Valter Gonçalves de Carvalho.
Ingressei no serviço público municipal em 1980, no qual trabalhei por 37 anos. Desde muito jovem, eu já tinha interesse na vida política da cidade, de Goiás e do Brasil, pois tinha uma postura crítica e propositiva sobre os problemas vividos pelas pessoas que eu conhecia, pela comunidade em geral e pelo povo brasileiro.
Assim, logo passei a militar no PMDB-Jovem, incentivada pela pré-candidatura a governador do Dr. Henrique Santillo. Participei de reuniões de organização do movimento, incentivei a organização dos jovens em municípios nos quais eu tinha contatos políticos e ajudei na organização de atos de campanha e comícios do nosso candidato a governador.
Com a vitória de Santillo ao governo de Goiás, intensifiquei minha participação nas mobilizações do PMDB-Jovem pela redemocratização do Brasil — primeiro pela volta das Diretas Já; depois, em favor do enfrentamento feito por Tancredo Neves, com o apoio do Dr. Ulysses Guimarães, ao candidato do regime militar no Colégio Eleitoral do Congresso Nacional. Vencida essa etapa e com a morte de Tancredo, nossa luta voltou-se para a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, tendo eu participado de debates, congressos da juventude e da defesa de propostas como:
– volta das eleições diretas para prefeito de Anápolis;
– voto aos 16 anos;
– separação de Goiás com a criação do Estado do Tocantins.
Participei, inclusive, de uma caminhada entre Goiânia e Brasília para assistir ao início dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que iria elaborar a nova Constituição Brasileira, a atual Constituição Cidadã.
Passado o governo Santillo, lutamos pelo fortalecimento da participação da juventude na vida política de Goiás, tendo como referência o presidente do PMDB-Jovem, Marconi Perillo, que logo foi eleito deputado estadual, depois deputado federal, governador por quatro mandatos e senador da República.
Fui líder do maior movimento em defesa do meio ambiente na década de 1980, quando, por ações públicas e políticas junto aos jovens estudantes, fechamos o maior costume que afetava toda a cidade.
Quando filiada ao Partido Progressista (PP), atuei na defesa da participação efetiva dos jovens e das mulheres na vida política, em todos os níveis, tanto no âmbito eleitoral quanto nas posições de direção do partido.
Ainda como servidora pública municipal, tive a honra de ser a primeira mulher secretária de Comunicação da Prefeitura de Anápolis, pasta idealizada por mim e pelo vice-prefeito João Cunha.
Atualmente, estou atuando no programa “Mulheres em Pauta”; fui a criadora do projeto “Vida com Sentido”; sou membro da direção do Rotary Jaiara; executora e idealizadora do Projeto Elas por Elas, que apoia mulheres e crianças vítimas de violência doméstica; além de coordenadora do projeto social Casa da Juventude.
Portanto, foi com muito orgulho e emoção que recebi a Comenda Henrique Santillo, concedida pelo vereador Ananias Júnior e pela Câmara Municipal de Anápolis, em reconhecimento à minha trajetória de vida em defesa da democracia e pela preservação do legado do grande humanista, médico, político e cidadão que foi Henrique Antônio Santillo.