Nova injeção para emagrecer traz perda de peso sem necessidade de mudar a maneira de comer


Nova injeção para emagrecer traz perda de peso sem necessidade de mudar a maneira de comer Reprodução

Um novo tipo de medicamento para perda de peso, chamado RES-010, pode revolucionar o tratamento da obesidade ao combater diretamente suas causas subjacentes, sem exigir alterações nos hábitos alimentares. Desenvolvido pela empresa de biotecnologia Resalis Therapeutics, com sede em Turim, o medicamento bloqueia uma molécula no corpo chamada miR-22, considerada um "controlador mestre" de processos metabólicos relacionados à obesidade.

Segundo Riccardo Panella, cofundador e CEO da Resalis, o miR-22 controla o metabolismo lipídico, a produção e atividade das mitocôndrias, e a remodelação do tecido adiposo. A abordagem da empresa envolve um oligonucleotídeo antisense, um fragmento de material genético produzido em laboratório, projetado para bloquear o RNA específico no corpo.

Estudos pré-clínicos demonstraram que o RES-010, administrado semanalmente por injeção subcutânea, induz perda de peso significativa e duradoura, sem recuperação após a interrupção do tratamento. Em testes com camundongos obesos, os animais tratados perderam cerca de 12% a mais de peso em comparação com os não tratados, retornando gradualmente ao peso saudável ao longo de cinco meses.

Os experimentos também revelaram que o RES-010 atua seletivamente na massa gorda, evitando a perda de massa magra, comum em tratamentos com medicamentos GLP-1, como a semaglutida. Camundongos tratados com RES-010 perderam 15% de massa gorda e apenas 1% de massa magra em dez semanas, enquanto os tratados com semaglutida perderam 16% de massa gorda e 8% de massa magra.

Além disso, os animais que receberam o tratamento combinado de semaglutida e RES-010 não recuperaram o peso após a interrupção da semaglutida, permanecendo com o RES-010 isoladamente. Mesmo após a interrupção do RES-010, semanas depois, o peso perdido não foi recuperado.

Os testes iniciais em humanos começaram em novembro de 2024, em um ensaio clínico de fase 1 na Holanda. O estudo, que avaliará até 80 participantes, incluindo pessoas com sobrepeso ou obesidade, é randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Os resultados iniciais são esperados para o início de 2026.

De acordo com Panella, "o RES-010 funciona reprogramando a forma como as células processam gordura e energia. Em vez de reduzir o apetite, ele altera a maneira como o corpo utiliza gorduras, aumenta a produção e a atividade das mitocôndrias, as 'baterias' que alimentam as células, e ajuda a converter a gordura branca, que armazena energia, em gordura marrom, que a queima. Por atuar nessas vias fundamentais, a recuperação do peso é menos provável."




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.