Associações não ligadas ao INSS viram alvo de processos judiciais por engano

Associações que nunca tiveram convênio com o INSS estão sendo confundidas com entidades suspeitas de realizar descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Por causa disso, passaram a ser notificadas pelo Procon e citadas em ações judiciais, mesmo sem qualquer envolvimento nas irregularidades.
A confusão ocorre devido ao uso da mesma sigla por diferentes entidades. É o caso da sigla ABCB. Entre as conveniadas ao INSS está a ABCB – Amar Brasil Clube de Benefícios, investigada por suspeita de fraude. Mas outras duas instituições com a mesma sigla – a Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos e a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos – não têm qualquer relação com o Instituto, mas já acumulam prejuízos por causa da coincidência.
A Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos, por exemplo, recebeu a primeira notificação do Procon em 2022 e, desde então, já teve que responder mais de 800 contestações, todas por engano. A entidade afirma que vem sendo confundida com a Amar Brasil Clube de Benefícios.