Novo papa já criticou Trump e é visto como "de esquerda" nos EUA

Metrópoles
Novo papa já criticou Trump e é visto como Reprodução

Anunciado como o novo papa nesta quinta-feira (8/5), o cardeal americano Robert Prevost já utilizou suas redes sociais para compartilhar artigos que criticam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em julho de 2015, por exemplo, Prevost repostou no X (antigo Twitter) um artigo do cardeal Dolan que abordava a "retórica anti-imigrante" de Trump, considerada "problemática" pelo autor. Mais recentemente, em 3 de fevereiro, o novo papa também compartilhava na mesma plataforma um artigo que criticava declarações do atual vice-presidente, JD Vance.



(JD Vance está errado: Jesus não nos pede para ranquear nosso amor pelos outros) em livre tradução.


O novo papa não era o candidato de Trump

Próximo ao papa Francisco e visto como progressista, Prevost não contava com o apoio de Trump durante o conclave, mesmo sendo natural de Chicago, nos Estados Unidos. Em uma entrevista no final de abril, Trump afirmou que não tinha uma preferência definida, mas elogiou o cardeal Timothy Dolan, de Nova York, considerando-o "muito bom".

“Temos um cardeal de um lugar chamado Nova York que é muito bom. Vamos ver o que acontece”, afirmou o presidente americano.

O novo papa

O sucessor de Francisco, com 69 anos, é o 267° pontífice a assumir o cargo. Prevost, o primeiro papa norte-americano, optou pelo nome Leão XIV. 

O cargo estava vago desde a falecimento do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio, que foi o primeiro papa latino-americano, sucedeu Bento XVI após sua renúncia. 

Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, o novo papa ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis em 1977. Ele estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde obteve um diploma em teologia.






Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.