Rimet Jules lista ações de 2025 e promete pressão por casas, obras paradas e fim de “sistema falido das OS” em 2026
Reprodução O vereador Rimet Jules (PT) destacou suas iniciativas voltadas para a defesa do meio ambiente e as mudanças climáticas durante o ano de 2025. Em uma sessão ordinária realizada na quarta-feira, 10 de dezembro, ele anunciou a criação da Comissão de Meio Ambiente e Saneamento, além de ações que resultaram na distribuição de mais de 700 mudas e no plantio de mais de 1.400 árvores.
Durante seu discurso, Rimet também mencionou o Memorial do Cerrado, instalado no hall da Câmara Municipal, e a realização de audiências públicas para discutir as necessidades dos trabalhadores ambulantes, buscando impedir sua retirada “arbitrária” do centro da cidade e defender os direitos dos servidores municipais.
No que diz respeito à fiscalização, o vereador afirmou que tem monitorado contratos firmados pelo Município com empresas prestadoras de serviços, “cobramos e fiscalizamos o cumprimento contratual”. Ele ainda revelou que, entre projetos, requerimentos e indicações, apresentou um total de 200 proposituras.
Dentre as leis destacadas por Rimet, estão a reserva de espaços nos parques ambientais para pomares urbanos e a instalação de videomonitoramento em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas. O vereador também enviou mais de 900 ofícios para diversas demandas.
Rimet Jules falou sobre suas ações de fiscalização, monitoramento e denúncias relacionadas a áreas verdes degradadas e à retirada de árvores. Ele acionou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para investigar contratos da administração pública e destinou R$ 410 mil de suas emendas impositivas a 19 instituições do 3º Setor, abrangendo áreas social, ambiental e de saúde.
Entre suas atividades do ano, destaca-se a participação no intercâmbio internacional de jovens talentos na China, evento que contou com a presença de apenas dois brasileiros, e na COP30, realizada em Belém (PA).
Para 2026, Rimet apresenta novos desafios, como a execução do programa de Jovens Agentes pelo Clima. Ele também cobrará da administração municipal o cumprimento de promessas de campanha, incluindo a construção de 10 mil casas e a conclusão de obras paradas, como a ponte estaiada no Bairro Morumbi. Além disso, o vereador enfatiza a necessidade de zerar as filas de exames e cirurgias, bem como a construção de 20 CMEIs, e a urgência em acabar com o “sistema falido das OS”.