Seja bem-vindo
Estado de Goiás,18/10/2025

    • A +
    • A -

    Crescimento recorde de energia renovável no mundo ainda é insuficiente para meta climática, diz relatório

    Folha de S. Paulo
    Crescimento recorde de energia renovável no mundo ainda é insuficiente para meta climática, diz relatório Turbinas eólicas em Portugal - Pedro Nunes - 12.jan.23/Reuters

    O mundo registrou em 2024 um crescimento recorde na capacidade instalada de energia renovável, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (14) por entidades globais do setor. Apesar do avanço, o ritmo ainda é insuficiente para atingir o objetivo da ONU de triplicar essa capacidade até 2030, compromisso assumido por mais de cem países durante a COP28, em Dubai, no ano passado.

    O relatório, elaborado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), pela Aliança Global de Renováveis e pela presidência brasileira da COP30, mostra que 582 gigawatts (GW) de capacidade renovável foram adicionados em 2024, um aumento anual de 15,1%, o maior da história. Ao final do ano, o planeta alcançou 4.443 GW de energia limpa instalada, ainda distante dos 11.174 GW necessários para atingir a meta global.

    Mesmo assim, o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera, afirmou que o objetivo ainda é possível, projetando adições superiores a 700 GW em 2025. O especialista ressaltou que a transição energética é “irreversível”, pois as renováveis já representam a forma mais barata de produzir eletricidade.

    O relatório destaca, porém, que será necessário um forte engajamento dos governos, com políticas públicas de incentivo, capacitação da mão de obra e ampliação das redes de transmissão, para manter o ritmo de crescimento. O documento chega às vésperas da COP30, que será realizada em Belém (PA) no próximo mês e deve concentrar as discussões sobre financiamento climático e metas globais de energia limpa.

    📈 Segundo dados do centro de estudos Ember, as fontes renováveis superaram o carvão na geração global de eletricidade pela primeira vez no primeiro semestre de 2025. Contudo, medidas recentes do governo Donald Trump, que alteraram incentivos fiscais para energia solar e eólica nos EUA, podem desacelerar parte desse avanço.

    🔬 Na segunda-feira (13), um estudo internacional com 160 pesquisadores alertou que o aquecimento global está cruzando limiares perigosos mais rápido do que o previsto, reforçando a urgência da transição energética.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.