Educação de Goiás recebe prêmio global do Google por app de aprendizagem
Reconhecimento mostra que Goiás está na vanguarda da união entre tecnologia e educação. O NetEscola+ é uma ferramenta que integra aprendizagem e Inteligência Artificial

O Estado de Goiás se destacou na cena internacional ao receber o prêmio Hackathon do AI & Edu Summit – MIT. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (1°/10), durante o evento Education Leader Series, promovido pelo Google na Califórnia. O reconhecimento integra o seminário “Liderança na Era da IA”, organizado pelo Google for Education, que visa inspirar líderes educacionais com exemplos práticos sobre como a Inteligência Artificial e a plataforma Gemini podem revolucionar o aprendizado em diferentes níveis.
A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) apresentou o projeto NetEscola+, que chamou atenção por sua inovação, escalabilidade e impacto positivo na educação. Em um vídeo exibido aos jurados, foram demonstradas as possibilidades da ferramenta, com destaque para uma escola participante do programa GoiásTec, localizada em Anápolis. Durante a apresentação, estudantes exploraram as funcionalidades da plataforma.
Daniela de Souza, coordenadora pedagógica do GoiásTec, compartilhou seu entusiasmo sobre o potencial do NetEscola+: “O NetEscola+ traz para os nossos estudantes o reforço escolar. Estou muito feliz em conhecer as funcionalidades e apresentar aos nossos alunos”, afirmou. Já Nicole Rodrigues, estudante da Escola Estadual de Educação no Campo João Gomes, em Lagolândia, destacou a praticidade da ferramenta: “É bastante prática para os estudantes e vai ajudar muito no reforço escolar”.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, celebrou o prêmio como resultado de investimentos em tecnologia e equidade. Bruno Marques, superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc Goiás, apresentou as funcionalidades do NetEscola+ a representantes de mais de dez países, enfatizando os avanços na personalização do ensino e na comunicação entre os membros da comunidade escolar. “É um importante reconhecimento que posiciona o estado na vanguarda da educação global. A premiação valida a estratégia de Goiás em utilizar a tecnologia, como a inteligência artificial, para promover a inovação com propósito no ensino”, declarou.
O aplicativo NetEscola+ analisa o desempenho dos estudantes, elabora planos de estudo personalizados com base na Matriz de Habilidades e no Documento Curricular de Goiás, e se conecta ao YouTube para utilizar vídeos do programa GoiásTec. Além disso, gera quizzes a partir do material do Revisa Goiás, incentivando maior engajamento e tornando o aprendizado mais interativo e atrativo.