Catar diz ter direito de resposta após ataque do Irã a base militar dos EUA

CNN
Catar diz ter direito de resposta após ataque do Irã a base militar dos EUA Reprodução

O Catar afirmou nesta segunda-feira (23) que se reserva o direito de responder diretamente e de acordo com o direito internacional após o Irã ter atacado a base militar americana de Al Udeid, em Doha, em retaliação a um ataque dos Estados Unidos contra instalações nucleares iranianas.

Mais cedo, as Forças Armadas iranianas confirmaram um ataque de mísseis, que chamaram de "devastador e poderoso", contra a base aérea norte-americana no Catar.

Teerã fez ameaças de retaliação contra os Estados Unidos depois que bombardeiros norte-americanos lançaram bombas contra instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan.

O ministro da Defesa do Catar afirmou que suas defesas aéreas interceptaram mísseis direcionados à base aérea de Al Udeid, a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, situada do outro lado do Golfo, ao lado do Irã.

As autoridades do Catar disseram que não houve vítimas e condenaram o bombardeio.

A Casa Branca e o Departamento de Defesa dos EUA estão monitorando de perto as possíveis ameaças à base aérea de Al Udeid, disse um alto funcionário da Casa Branca em Washington nesta segunda-feira (23).

Pouco antes, o Catar anunciou que havia fechado seu espaço aéreo temporariamente para garantir a segurança dos moradores e visitantes.

Antes do bombardeio, a embaixada dos Estados Unidos no Catar alertou funcionários para que se abrigassem no local.

Ataque israelense a prisão de Evin, no Irã
Mais cedo nesta segunda-feira, Israel bombardeou uma prisão para prisioneiros políticos em Teerã, em uma demonstração de que está expandindo seus alvos para além das instalações militares e nucleares, visando diretamente aos pilares do sistema governamental do Irã.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, enviou o ministro das Relações Exteriores a Moscou para pedir ao presidente Vladimir Putin mais ajuda da Rússia.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, deveria entregar uma carta de Khamenei a Putin, buscando o apoio dele, falou uma fonte sênior à agência de notícias Reuters.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.