TCU dá 15 dias para INSS informar sobre ressarcimento de vítimas

G1
TCU dá 15 dias para INSS informar sobre ressarcimento de vítimas Reprodução

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, estabeleceu um prazo de 15 dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informe o procedimento de ressarcimento das vítimas do esquema de fraudes que desviou recursos de aposentados e pensionistas.

Além disso, Dantas exigiu que o INSS apresente uma explicação sobre as ações administrativas em andamento para apurar a responsabilidade dos agentes públicos envolvidos no esquema.

O escândalo de fraude foi revelado na semana passada por uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo as investigações, o desvio de recursos teve início em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, e continuou até o terceiro mandato de Lula, com um prejuízo estimado de até R$ 6,3 bilhões aos aposentados e pensionistas do INSS entre 2019 e 2024.

Bruno Dantas, sorteado como relator do pedido do Ministério Público junto ao TCU, é o responsável por conduzir a ação que busca obrigar o governo a devolver os valores que foram desviados de forma irregular.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.