Seja bem-vindo
Estado de Goiás,22/10/2025

    • A +
    • A -

    Bolsonaro articula, em prisão domiciliar, candidatura ao Senado no DF com Michelle; Eduardo fora de SP

    Estadão
    Bolsonaro articula, em prisão domiciliar, candidatura ao Senado no DF com Michelle; Eduardo fora de SP reprodução

    A um ano das eleições de 2026, Jair Bolsonaro (PL) tem articulado candidaturas ao Senado com aliados que recebe em sua casa em Brasília, onde cumpre prisão domiciliar. As visitas são feitas mediante autorização pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    A eleição ao Senado é considerada crucial pelo ex-presidente, uma vez que alcançar a maioria das cadeiras pode dar poder ao bolsonarismo de contra-atacar o STF com o impeachment de ministros. Bolsonaro já disse em público que, se tiver mais de 50% de cadeiras no Congresso, vai “mandar mais que o presidente da República”, ainda que ele esteja fora do jogo.

    Os pré-candidatos que vêm procurando o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para tentar viabilizar a candidatura costumam ouvir dele, segundo relatos feitos ao Estadão, que a escolha passa necessariamente pelo ex-presidente, por se tratar de uma eleição fundamental para se aprovar o impeachment de ministros do STF — uma espécie de fixação do bolsonarismo.

    O ex-presidente está convicto de que sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, deve concorrer a uma vaga no Senado, de acordo com o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que o visitou na sexta-feira, 17. Este cenário a colocaria fora da disputa presidencial, para a qual é cotada.

    “Em Brasília está muito definido que a Michelle é candidata a Senado. Isso está muito cristalizado na mente dele (Bolsonaro). Ele entende que (é) para proteger a Michelle, (porque) as pessoas sempre saem do Executivo com problemas judiciais infinitos. É proteção de marido”, afirma Sóstenes.

    Uma aliada de Michelle diz, sob reserva, que uma eventual candidatura da ex-primeira-dama “não vai partir dela, mas se Bolsonaro pedir”, e que ela tem manifestado o desapego em declarações públicas que tem dado. Num evento do PL em Rondônia em setembro, por exemplo, ela afirmou que “não quer ser presidente, quer ser primeira-dama”.

    Bolsonaro vem confundindo aliados com sinais trocados em relação a Michelle, uma vez que ele já sugeriu que a esposa seja vice em uma chapa encabeçada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao Palácio do Planalto.

    De qualquer forma, ele disse que nenhum anúncio de candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser feito antes de fevereiro do ano que vem, segundo parlamentares que estiveram com ele no mês passado.

    O Estado de São Paulo se tornou um dilema para o bolsonarismo. O nome mais forte para o pleito é do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se mudou para os Estados Unidos em março e não deve voltar ao Brasil tão cedo. Em 2018, ele foi o deputado federal mais votado da História, com 1,84 milhão de votos; em 2022, teve 741 mil votos, atrás apenas de Guilherme Boulos (PSOL, com 1 milhão de votos) e Carla Zambelli (PL, 946,2 mil votos).

    Bolsonaro discutiu com Sóstenes um cenário sem o filho, em que o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), e o deputado federal Marcos Feliciano (PL) foram mencionados como competitivos. Assim como em outros Estados governados por aliados, um dos nomes da chapa ao Senado é indicação do governador (no caso, Derrite é escolha de Tarcísio), e o outro fica a cargo de Bolsonaro.

    O pleito paulista, no entanto, pode acabar disputado fora do controle do ex-presidente. Isso porque o deputado federal Ricardo Salles (Novo) — o quarto deputado federal mais votado no Estado em 2022, com 640,9 mil votos — deve sair candidato sem a bênção do ex-presidente, o que pode prejudicar o PL.

    A chapa em São Paulo é diretamente dependente da decisão de Tarcísio de disputar ou não a Presidência da República. Sem o governador na corrida pela reeleição, abre espaço para Bolsonaro emplacar um nome competitivo.

    “Derrite e eu estaremos juntos na chapa de Senado por São Paulo, e, caso Tarcísio concorra a presidente, um de nós concorrerá a governador”, diz Salles.

    A situação no Rio de Janeiro é uma das mais opacas para o PL. Isso porque o governador Cláudio Castro (PL) tem prioridade na decisão por se candidatar ao Senado ao lado de Flávio Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. Mas a desistência de Castro é levada em conta, e o partido discute alternativas como Carlos Portinho (PL), que se elegeu suplente e conquistou a cadeira titular, e o próprio Sóstenes.

    “O presidente Bolsonaro vai indicar as candidaturas ao Senado no PL, e nós temos uma conversa adiantada para formar a chapa com o Flávio. Espero ter esse compromisso final do presidente Bolsonaro”, afirma Portinho, que está à espera da autorização do STF para visitar o ex-presidente na prisão domiciliar para ter o seu aval.

    O ex-presidente também está certo sobre o filho Carlos Bolsonaro (PL), vereador pelo Rio, concorrer em Santa Catarina. A família tem apelado ao Estado, considerado o mais bolsonarista do País, para eleger com facilidade seus membros. Jair Renan Bolsonaro, o quarto filho do ex-presidente, elegeu-se vereador por Balneário Camboriú sem ter vínculos com a cidade.

    “Bolsonaro não abre mão do Carlos ser candidato para Santa Catarina e não quer ele em outro Estado. (A segunda vaga) depende um pouco das negociações do governador, porque ele tem sua autonomia, é do nosso partido. São composições que ele tem que fazer com outros partidos”, diz Sóstenes.

    Além das conversas sobre o Senado, Bolsonaro tem aproveitado as visitas com aliados para cobrar maior articulação entre presidentes de partidos de direita contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de olho nas eleições de 2026.

    Ainda que preso e fora da disputa, o ex-presidente trabalha para manter a influência sobre o futuro do pleito — e seus apoiadores sabem que o apoio “oficial” do líder pode ajudá-los nas urnas.




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.