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Estado de Goiás,18/10/2025

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    Avião monomotor cai sobre casa; piloto e moradora escapam sem ferimentos graves

    G1
    Avião monomotor cai sobre casa; piloto e moradora escapam sem ferimentos graves Piloto de aeronave que caiu, em Goiânia — Foto: Reprodução/Redes sociais

    Um avião monomotor de pequeno porte caiu sobre uma casa no Setor Santos Dumont, em Goiânia, nesta segunda-feira (13), segundo o Corpo de Bombeiros. Um vídeo feito no local por uma testemunha mostra o avião caído em cima da casa, que ficou com parte da estrutura destruída.


    É possível notar partes do telhado e vigas destruídas pela queda cobrindo o monomotor. Ao g1, o tenente Dovernice Machado, do Corpo de Bombeiros, informou que o piloto saiu da aeronave após o acidente e teve apenas um corte com leve sangramento na cabeça.


    "Conduzimos ele ao Hugol por conta do corte, mas ele está verbalizando bem, estava consciente, falou o seu nome. Não estava sentindo dor", destacou.


    O militar também contou que havia uma moradora no interior da casa no momento do acidente, que estava assustada, mas sem ferimentos. Ainda segundo Dovernice, o piloto explicou que seguia voo normalmente quando o motor da aeronave parou e foi preciso fazer um pouso de emergência.


    Ainda de acordo com os militares, houve um vazamento de combustível do avião com a queda. A ocorrência continuava em andamento até a última atualização desta reportagem e os militares informaram que trabalham para isolar a área e evitar riscos de explosão.


    A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), com sede em Brasília (DF), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA.


    Segundo a FAB, durante essa etapa, profissionais qualificados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação dos danos causados à aeronave ou por ela, além do levantamento de outras informações relevantes para a investigação.


    Trata-se de um monomotor anfíbio experimental do modelo Seamax M-22, com fabricação de 2008. Registrada sob a matrícula PU-DNA, a aeronave possui capacidade para dois ocupantes, sendo um passageiro e tripulação mínima de um piloto.


    O avião é classificado como construção amadora e está autorizado apenas para voos VFR diurnos (regras de voo visual durante o dia). Seu peso máximo de decolagem é de 600 kg, com operação negada para taxi aéreo — não pode oferecer serviços de transporte.


    A situação de aeronavegabilidade está registrada como normal.


    "A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, nesta segunda-feira (13/10), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI) — órgão regional do CENIPA, com sede em Brasília (DF) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA em Goiânia (GO).


    Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação.


    Acompanhe a investigação


    Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER do CENIPA, acessível pelo site do Centro. Clique no menu “Ocorrências” e, em “Filtros de Pesquisa”, informe a matrícula da aeronave no campo “Matrícula”.


    Prazo para conclusão


    A conclusão dessa investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes. Ao término das atividades, o Relatório Final SIPAER será publicado no site do CENIPA, acessível a toda a sociedade.

    O CENIPA destaca que somente se pronuncia oficialmente sobre os resultados de suas investigações por meio da publicação do Relatório Final SIPAER, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).




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