Que horas deve ser liberado o iOS 26? Veja horário e como baixar nova atualização da Apple

O novo sistema da Apple, o iOS 26, será liberado para os usuários de iPhone nesta segunda-feira (15). O anúncio foi realizado na semana passada, quando a companhia anunciou o lançamento dos iPhones 17, o iPhone Air, o fone AirPods Pro 3 e os relógios Watch SE 3, Series 11 e Ultra 3.
Que horas será liberado o download do iOS 26?
No Brasil, a Apple tem o costume de liberar a atualização na parte da tarde, em torno de 14h.
Como baixar o iOS 26 no iPhone?
Para receber a atualização no seu iPhone, é necessário seguir o passo a passo:
- Vá em "Ajustes" no seu iPhone;
- Após isso, clique em "Geral";
- Selecione a opção "Atualização de Software".
Modelos que vão receber o iOS 26:
- iPhone SE (2ª geração ou posterior)
- iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max
- iPhone 12, 12 mini, 12 Pro e 12 Pro Max
- iPhone 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max
- iPhone 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
- iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro e 15 Pro Max
- iPhone 16, 16e, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max
- iPhone 17, 17 Pro e 17 Pro Max
- iPhone Air
O que esperar do iOS 26?
O iOS 26 traz uma nova estética, com a introdução do “Liquid Glass”, uma interface que dá aos aplicativos uma aparência mais fluida e translúcida. Há ainda novos recursos de saúde, segurança e produtividade impulsionados por melhorias no sistema de inteligência artificial, o Apple Intelligence, que é integrado com o ChatGPT.
Veja os principais recursos do iOS 26:
Liquid Glass
O novo sistema trouxe a linguagem de design "Liquid Glass", uma espécie de visualização transparente dos aplicativos, com elementos translúcidos que reagem ao ambiente, adaptando-se à luz e ao movimento do aparelho. O novo visual pode ser aplicado a ícones, widgets, central de controle e até ao relógio da tela inicial.
Segurança para Dispositivo Roubado
Com o iOS 26, o recurso para proteger o aparelho contra roubos e furtos já vem ativado por padrão de fábrica. Outra novidade é que a opção “Redefinir Face ID” estará automaticamente desativada quando a “Proteção para Dispositivo Roubado” estiver ativa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/d/0/OVdt1aSSCVTNG6Wuu2lw/protecaoroubado.jpg)
Esconder aplicativos
O iOS 26 também permitirá ocultar aplicativos. Ou seja, eles não ficarão visíveis na tela inicial. Para isso, basta selecionar o app e ativar a opção "ocultar". Além disso, não será possível visualizar notificações dos apps ocultos. Eles serão movidos para uma pasta especial.
Triagem de ligações
O iOS 26 trará, em diversos idiomas — como o português — o serviço de triagem de ligações, chamado em inglês de “Call Screening”. Funciona assim: o usuário recebe uma chamada de um número desconhecido e pode pedir mais informações a quem está ligando.
Do outro lado, a pessoa envia informações por voz, que são transformadas em texto por um sistema do próprio iPhone. O usuário pode então decidir se deseja atender. Toda essa operação ocorre em segundo plano, sem interromper o usuário.
Tradução
O iOS 26 traz tradução de ligações e mensagens em tempo real. No FaceTime é possível acompanhar legendas traduzidas ao vivo, enquanto ainda se escuta a voz da outra pessoa. Nas ligações telefônicas, a tradução é feita por voz e funciona também com os AirPods para falar.
Apple Music
No Apple Music, serviço de streaming musical da companhia, a novidade é a “Tradução de Letras”, que permite aos usuários entender o significado das canções. O recurso usa aprendizado de máquina para preservar a intenção lírica, diz a Apple. Há ainda o “Sing”, no qual será possível cantar junto, já que o iPhone se transforma em um microfone portátil para a Apple TV.
Carteira
O Apple Wallet agora usa o Apple Intelligence para identificar, resumir e exibir automaticamente os detalhes de rastreamento de pedidos a partir de e-mails enviados por restaurantes, aplicativos ou transportadoras. Assim, os usuários da carteira digital do iPhone vão conseguir receber notificações em andamento.
Além disso, o Wallet vai ampliar a experiência com o cartão de embarque digital de voos, que passa a oferecer informações em tempo real sobre as viagens. Os usuários também poderão compartilhar as atividades ao vivo dos voos com amigos e familiares.
Para isso, a Apple fez parceria com a Air Canada, American Airlines, Delta Air Lines, JetBlue, Jetstar, Lufthansa Group, Qantas, Southwest Airlines, United Airlines e Virgin Australia.
Outra novidade é que a integração do documento de identificação ao Wallet (carteira digital). Assim, o usuário poderá cadastrar seu documento de identificação, como passaporte, RG e carteira de motorista. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível em voos domésticos nos EUA e com empresas que operam em território americano.
Maps
No Apple Maps, o iPhone vai usar inteligência artificial para aprender e entender as rotas que os usuários fazem entre os lugares que visitam com frequência, como casa e trabalho. Assim, o app vai exibir uma prévia do trajeto e gerar notificações sobre atrasos significativos, além de oferecer rotas alternativas antes mesmo do início da viagem. O sistema consegue detectar de forma inteligente os lugares mais visitados, gerando a aba “Lugares Visitados”.
Senhas
O aplicativo Senhas ganha novas funções com o iOS 26. Agora, haverá um histórico de senhas, permitindo consultar versões antigas, se necessário. Outra novidade é a autenticação de dois fatores (2FA), que permitirá o preenchimento automático de códigos de verificação por SMS também em aplicativos e sites fora do ecossistema da Apple.
Além disso, o app Senhas gera combinações complexas e as preenche de forma automática. Ao entrar em um site e chegar ao campo de senha, o app reconhece e sugere uma senha forte, salvando-a automaticamente no aplicativo.