José Dirceu diz que vai pedir revisão do julgamento do mensalão

O ex-ministro José Dirceu anunciou que pretende pedir a revisão do julgamento do processo do mensalão após as eleições de 2026. Em entrevista à revista Focus, ligada ao PT, Dirceu, condenado por corrupção no caso, afirmou que há "vários fatos" no processo que precisam ser revisitados, sem detalhar quais. Ele pretende aguardar o fim do próximo ano para não levar o tema ao debate eleitoral.
Dirceu criticou o Judiciário, afirmando que se tornou um “partido de oposição”, criminalizando a política e a esquerda, em referência à Operação Lava-Jato.
Além disso, confirmou a intenção de concorrer a deputado federal por São Paulo nas próximas eleições, afirmando que o presidente Lula o incentivou a tentar retornar ao Congresso para “virar essa página”. Ele também planeja publicar um livro sobre seu caso.
O processo do mensalão, julgado sob a presidência do ministro Joaquim Barbosa, teve como revisor o atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Revisões em processos criminais transitados em julgado só são aceitas em casos de notória injustiça, o que, até o momento, não se aplica ao mensalão.