Fux rebate boatos de revalidade contra Moraes: “Querem fazer do STF uma Revista Caras”

G1
Fux rebate boatos de revalidade contra Moraes: “Querem fazer do STF uma Revista Caras” Reprodução

Durante sessão nesta terça-feira (6), os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responderam a rumores de que estariam em conflito por causa do julgamento de mais sete acusados de tentativa de golpe de Estado, denunciados pela Procuradoria-Geral da República.

Fux reagiu a publicações que o colocam como contraponto a Moraes. “Essas afirmações são completamente dissonantes da realidade”, afirmou o ministro, criticando o que chamou de apuração malfeita. Ele ressaltou que tem uma amizade antiga com Moraes, anterior à entrada dele no STF, e elogiou seu trabalho como relator do inquérito: “Minucioso, robusto e realizado sem prejuízo de outras funções”.

As diferenças entre os dois ministros envolvem questões técnicas do julgamento. Fux tem posição contrária à atuação da Primeira Turma em casos criminais e defende que o plenário principal julgue esse tipo de ação – ao contrário de Moraes. Fux também tem destacado a importância de analisar os efeitos da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Na mesma sessão, Moraes ironizou os boatos de atrito e criticou a tentativa de transformar o STF em palco de fofocas. “Alguns querem transformar o Supremo na Revista Caras”, afirmou. Apesar disso, ele elogiou o trabalho jornalístico: “99,9% da imprensa faz um trabalho sério. Mas há quem queira tirar foto da minha gravata ou do terno do ministro Flávio Dino para criar intrigas. Aqui se debate, se discute e cada um apresenta sua posição com respeito”, disse.

Ambos os ministros negaram qualquer desgaste pessoal ou institucional em razão das divergências pontuais.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.