Fux rebate boatos de revalidade contra Moraes: “Querem fazer do STF uma Revista Caras”

Durante sessão nesta terça-feira (6), os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), responderam a rumores de que estariam em conflito por causa do julgamento de mais sete acusados de tentativa de golpe de Estado, denunciados pela Procuradoria-Geral da República.
Fux reagiu a publicações que o colocam como contraponto a Moraes. “Essas afirmações são completamente dissonantes da realidade”, afirmou o ministro, criticando o que chamou de apuração malfeita. Ele ressaltou que tem uma amizade antiga com Moraes, anterior à entrada dele no STF, e elogiou seu trabalho como relator do inquérito: “Minucioso, robusto e realizado sem prejuízo de outras funções”.
As diferenças entre os dois ministros envolvem questões técnicas do julgamento. Fux tem posição contrária à atuação da Primeira Turma em casos criminais e defende que o plenário principal julgue esse tipo de ação – ao contrário de Moraes. Fux também tem destacado a importância de analisar os efeitos da delação do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.
Na mesma sessão, Moraes ironizou os boatos de atrito e criticou a tentativa de transformar o STF em palco de fofocas. “Alguns querem transformar o Supremo na Revista Caras”, afirmou. Apesar disso, ele elogiou o trabalho jornalístico: “99,9% da imprensa faz um trabalho sério. Mas há quem queira tirar foto da minha gravata ou do terno do ministro Flávio Dino para criar intrigas. Aqui se debate, se discute e cada um apresenta sua posição com respeito”, disse.
Ambos os ministros negaram qualquer desgaste pessoal ou institucional em razão das divergências pontuais.