Mais uma etapa do Projeto 'Alfabetização e Família' é lançada em Pontalina

A expectativa é criar mais 600 novas turmas e atender até seis mil estudantes, este ano, expandindo o projeto para todas as 246 cidades do estado

Agência Cora Coralina de Notícias
Mais uma etapa do Projeto 'Alfabetização e Família' é lançada em Pontalina Proposta é universalizar a alfabetização no território goiano e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional até o fim do próximo ano (Fotos: Romullo Carvalho)

Na cidade de Pontalina, localizada no Sul goiano, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, liderou a abertura da 4ª etapa do projeto Alfabetização e Família. Esse programa visa atender 46 pessoas do município que, com 15 anos de idade ou mais, não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas.

A solenidade ocorreu no Centro Municipal de Cultura e Eventos Dona Diola, na segunda-feira, 1º, onde além da abertura oficial do programa, foram distribuídos benefícios sociais aos moradores, reforçando o compromisso do governo com a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Gracinha Caiado, em seu discurso, destacou a importância da educação formal fornecida pelo governo do estado, complementando os conhecimentos adquiridos ao longo da vida pelos alunos do projeto. Ela ressaltou: "O futuro do estado está nas mãos de vocês. O estudo é a grande oportunidade que se tem na vida".

Um exemplo inspirador é Seu Valdivino Pereira, de 79 anos, um dos alunos do curso, que demonstrou sua dedicação ao retornar à escola após a aposentadoria, não faltando a nenhuma aula. Ele expressou sua satisfação e gratidão, destacando a importância de receber essa segunda chance de educação.

O projeto Alfabetização e Família é uma iniciativa do Goiás Social, lançada em 2019, e é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Seu objetivo é universalizar a alfabetização no território goiano e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional até o final do próximo ano, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Em Pontalina, serão formadas quatro turmas do Alfabetização e Família. A expectativa é criar mais 600 novas turmas e atender até 6 mil estudantes, este ano, expandindo o projeto para todas as 246 cidades do estado. O investimento previsto é de R$ 7.274.280,00. Os novos estudantes também estão recebendo kits com mochilas, uniformes e tênis para iniciar seus estudos.

As inscrições para novas turmas continuam abertas. Os interessados podem procurar uma das Coordenações Regionais de Educação (CREs), munidos dos documentos pessoais necessários para a inscrição.

Além do programa de alfabetização, a primeira-dama também entregou outros benefícios sociais no município, como kits de materiais escolares, kits de boas-vindas a beneficiários do programa Aprendiz do Futuro, e cartões do programa Mães de Goiás, que concede auxílio a mulheres em situação de vulnerabilidade social com filhos de zero a cinco anos.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, Goiás apresentou a maior redução no Brasil na taxa de analfabetismo dentro da faixa etária abrangida pelo projeto Alfabetização e Família, demonstrando a eficácia e relevância desse programa.

O compromisso do governo de Goiás com a educação e inclusão social é evidente, e iniciativas como o Alfabetização e Família são fundamentais para promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do estado.










Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.