Caiado recorre ao STF para garantir verba da saúde em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) apresenta, nesta sexta-feira (3), a ação judicial ingressada pelo Governo de Goiás no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a redução dos repasses federais para a saúde do estado. De acordo com o governo, Goiás enfrenta “uma verdadeira discriminação”, já que hospitais e policlínicas não recebem os valores devidos. A apuração indica que a ação seria protocolada entre quinta-feira (2) e sexta-feira (3).
O pedido feito ao STF busca garantir que a União transfira corretamente ao Estado os recursos previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para custear as unidades de saúde estaduais.
Em evento no mês passado, o governador destacou o risco de colapso das clínicas particulares de hemodiálise, que não conseguem se sustentar com os valores pagos pelo Ministério da Saúde. Segundo Caiado, o Estado tem arcado com a responsabilidade ao instalar leitos em policlínicas para assegurar o tratamento dos pacientes.
Além de criticar os repasses voltados à saúde, Caiado também tem feito críticas contundentes em relação às verbas da União destinadas à segurança pública. O governador reforça sua posição contrária à PEC da Segurança Pública.