Após Campos Neto, Nubank contrata ex-diretor de Regulação do Banco Central

Ex-diretor do Banco Central Otávio Damaso assume cargo de consultor no Nubank
O Nubank anunciou nesta sexta-feira (4) a contratação do economista Otávio Damaso como consultor para assuntos regulatórios e de gestão de riscos. Ex-diretor de Regulação do Banco Central (BC), Damaso chega à fintech após cumprir a quarentena obrigatória de seis meses prevista para ex-integrantes da diretoria da autoridade monetária.
Ele será responsável por assessorar a instituição em temas relacionados ao ambiente regulatório e à gestão de riscos, além de atuar como observador permanente nos comitês de Auditoria e Risco da Nu Holdings Ltd. e do Comitê de Risco da Nu Brasil.
Damaso é o segundo nome de peso vindo do Banco Central a se juntar à equipe do Nubank em menos de uma semana. Na última quarta-feira (1º), o ex-presidente da instituição, Roberto Campos Neto, foi anunciado como vice-chairman e chefe global de políticas públicas da empresa.
A chegada dos dois ex-dirigentes do BC ao Nubank fortalece a estratégia do banco digital de se consolidar como uma das maiores plataformas financeiras da América Latina, com atuação cada vez mais robusta e integrada ao sistema regulatório.
Trajetória de Otávio Damaso
Formado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Damaso construiu sólida carreira nos setores financeiro e regulatório. Atuou como diretor de Regulação do Banco Central entre 2015 e 2024, após ter sido chefe de gabinete do então presidente do BC de 2011 a 2015.
Antes de ingressar no Banco Central, foi secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 2003 e 2008, além de ter ocupado cargos relevantes em conselhos estratégicos, como o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), em dois períodos: de 2004 a 2007 e de 2015 a 2024.
Também presidiu o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, do IRB Brasil Resseguros e do Banco do Estado do Ceará, acumulando experiência em temas como estabilidade financeira, regulação bancária e políticas públicas voltadas ao setor.
A contratação de Damaso amplia a interlocução do Nubank com os principais fóruns regulatórios e reforça seu compromisso com práticas de governança e compliance, em um momento em que o setor de fintechs enfrenta novos desafios diante da regulação crescente e da expansão dos negócios.