• A +
    • A -

    O governo brasileiro lamenta a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

    G1
    O governo brasileiro lamenta a morte de Pepe Mujica,  ex-presidente do Uruguai Reprodução

    Governo brasileiro presta homenagens à memória de Pepe Mujica e destaca legado humanista do ex-presidente uruguaio

    O Ministério das Relações Exteriores manifestou, nesta terça-feira (13), “profundo pesar” pela morte de José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos. Em nota oficial, o Itamaraty exaltou a trajetória do líder uruguaio, destacando-o como um “grande amigo do Brasil” e ressaltando sua importância no cenário político da América Latina.

    “Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas”, afirmou o comunicado da chancelaria brasileira.

    Mujica comandou o Uruguai entre 2010 e 2015, período em que ficou conhecido por seu estilo de vida austero, suas posições progressistas e pela forma carismática e coerente de exercer a política. Sua morte foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, considerado um de seus herdeiros políticos.

    Em dezembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve com Mujica em Montevidéu e, durante a visita oficial, concedeu-lhe a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul — a maior honraria brasileira destinada a estrangeiros. Na ocasião, Lula o definiu como “a pessoa mais extraordinária” entre os líderes internacionais com quem teve convivência.

    A despedida de Mujica repercutiu entre representantes do governo federal e parlamentares, que expressaram admiração e gratidão pelo legado do ex-presidente uruguaio.

    Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais:

    “Pepe Mujica foi uma dessas pessoas imprescindíveis para a humanidade. Dedicou a vida ao ideal de um mundo melhor e mais justo. Lutou por esse ideal de todas as formas possíveis, inclusive pelo exemplo de vida que nos legou. Foi amigo do Brasil e do nosso povo, conquistou a juventude e foi admirado por onde passou. Vá em paz, querido Pepe. Te agradecemos por tudo.”

    Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas:

    “Adeus, Mujica. Uma das maiores referências dos nossos tempos. Não só política, mas de humildade e humanidade. Em tempos difíceis, ver a partida de uma figura tão inspiradora é triste. Ficam seus ensinamentos e, sobretudo, sua esperança em um mundo melhor. Seguiremos sua luta!”

    Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego:

    “Hoje o mundo perdeu uma das maiores referências de simplicidade, coragem e humanidade na política. José 'Pepe' Mujica nos deixou, mas seu exemplo seguirá vivo por gerações. Tive a honra de encontrá-lo pessoalmente — um momento que jamais esquecerei.

    Em poucos minutos de conversa, Mujica nos ensinava mais do que muitos livros. Falava com o coração, com humildade e com um amor profundo pela liberdade e pela justiça social. Vá em paz, Mujica. Obrigado por tudo o que representou. Seu legado não morre.”

    Jorge Messias, Advogado-Geral da União:

    “Com profunda tristeza, hoje nos despedimos de José 'Pepe' Mujica, ex-presidente do Uruguai. Símbolo de resistência, simplicidade e compromisso com a justiça social, Mujica deixa um legado que transcende fronteiras, inspirando gerações com sua trajetória de coerência, humildade e dedicação ao bem comum.

    Sua liderança foi marcada por coragem, autenticidade e uma visão de mundo que colocou as pessoas e a dignidade humana no centro da política. Mujica mostrou que é possível governar com ética, promovendo a igualdade e os direitos civis, sempre fiel a seus princípios.

    Em nome da Advocacia-Geral da União, presto minha homenagem a esse grande líder latino-americano, cuja vida é um exemplo de luta por um mundo mais justo, livre e solidário.

    À Sra. Lucía Topolansky, sua companheira de vida, e a todos os familiares, amigos e admiradores, minhas mais sinceras condolências.

    ¡Hasta Siempre Don Pepe!”

    Márcio Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência:

    “Com profundo pesar, recebemos a notícia da morte de Pepe Mujica, uma das maiores referências da política latino-americana.

    Ex-presidente do Uruguai, Mujica foi símbolo de coerência, simplicidade e compromisso com a justiça social. Sua trajetória foi marcada pela luta democrática e pela defesa incansável dos mais pobres.

    Tive a alegria e a satisfação de conhecer Pepe Mujica, uma grande inspiração! Ele seguirá como exemplo de dignidade e ética na vida pública.”

    Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara:

    “Pepe Mujica nos deixou, mas seu exemplo permanece. Um líder que provou ao mundo que é possível fazer política com simplicidade, coerência e compromisso com os que mais precisam. Como ele disse: ‘os homens passam, as causas permanecem’.

    Mujica foi gigante por suas ideias e por sua entrega ao povo. Seguiremos sua luta por um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Descanse em paz, Pepe!”

    Jaques Wagner (PT-BA), senador:

    “O que é dar sentido à vida? Para Pepe Mujica e para mim, é lutar por um mundo melhor. E foi isso que ele, o maior líder humanitário do nosso tempo, fez, durante seus 89 anos de vida.

    No Uruguai, Mujica ajudou a aprovar leis libertárias, implementou programas sociais e criou uma forte conexão com o seu povo. Isso porque havia coerência nas ideias que ele defendia: ele era íntegro e vivia de modo simples.

    Hoje o nosso guerreiro precisou descansar, mas o seu exemplo seguirá inspirando as futuras gerações. Que Pepe Mujica descanse em paz. Mujica, presente!”




    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.