Médico retira 35 pedras da bexiga de homem viciado em refri

Metrópoles
Médico retira 35 pedras da bexiga de homem viciado em refri Reprodução

Um vídeo do urologista Thales Franco de Andrade, mostrando a retirada de 35 pedras da bexiga de um paciente, se tornou viral nas redes sociais. O procedimento aconteceu no Hospital Municipal de Capinópolis, em abril, e as imagens já acumularam mais de 8 milhões de visualizações no Instagram.

No vídeo, o médico pergunta ao paciente quanto de refrigerante ele consome por dia, e ele responde: “De 2 a 3 litros”. O caso gerou atenção para o impacto do consumo excessivo de refrigerantes na formação de cálculos renais e da bexiga.

“O consumo excessivo de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcares, favorece a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio nos rins e bexiga”, explicou o urologista. Além disso, fatores como a baixa ingestão de água e a acidificação urinária aumentam o risco de cálculos.

Os cálculos renais, ou pedras nos rins, são massas duras formadas no trato urinário e podem causar dor intensa, infecção e bloqueio do fluxo urinário. Eles se formam devido ao desequilíbrio entre a quantidade de água e sais na urina. A falta de hidratação, dietas ricas em proteínas animais e o consumo excessivo de vitamina C podem aumentar as chances de formação das pedras.

De acordo com o nefrologista Luiz Roberto de Sousa Ulisses, a dor gerada pelas pedras nos rins é comparada à dor do parto, mas é difícil mensurá-la de forma científica. Outros sintomas incluem sangue na urina, náuseas, febre e interrupção do fluxo urinário.

Para evitar a formação de cálculos, manter-se hidratado é essencial.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.