SP vai sair na frente e trocar o diesel por energia limpa no agro, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que o Estado será pioneiro no Brasil na transição energética, começando pela substituição do diesel, especialmente no setor agropecuário. A declaração foi feita após a cerimônia de abertura de um evento do Sistema CNA/Senar, em parceria com o Estadão e o Broadcast, realizado em São Paulo.
“São Paulo está na vanguarda dessa transição. Acreditamos que ela começa aqui, com a força da cana-de-açúcar”, disse Tarcísio, ressaltando que o Estado é o berço do desenvolvimento do primeiro trator movido a etanol. Ele destacou também que a biomassa da cana é uma das principais apostas para a produção de energia limpa, com várias possibilidades de uso.
O governador ainda lembrou que, assim como na década de 70, quando o Estado ajudou o Brasil a superar a crise do petróleo com o Proálcool, São Paulo está novamente à frente, agora liderando a transição energética. "Vamos garantir que o Brasil ocupe um papel de liderança nesse processo", afirmou.
Tarcísio também mencionou outras fontes estratégicas de energia, como o biometano, o biogás, o combustível sustentável de aviação e o hidrogênio. "A descarbonização será priorizada aqui. E sem hesitação, afirmo que São Paulo será o primeiro Estado a substituir o diesel, começando pelo agro", declarou.
O governador apontou que as lavouras paulistas já estão avançando nessa transição, com máquinas e caminhões movidos a etanol e biometano. "Em breve, todas as colhedoras de cana estarão movidas a etanol. O setor agropecuário de São Paulo já está dando esse passo", concluiu.