Trump cancela reunião com Putin e surpreende empresas russas de petróleo com novas sanções

Na quarta-feira, 22, o governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, anunciou sanções contra as duas maiores companhias de petróleo da Rússia, Rosneft e Lukoil. Esta foi a primeira vez que a administração republicana tomou medidas desse tipo contra empresas russas, intensificando a pressão sobre o presidente Vladimir Putin para negociar o fim do conflito na Ucrânia.
Em comunicado oficial, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, destacou a gravidade da situação: “Agora é hora de parar a matança e de um cessar-fogo imediato”. Ele justificou as sanções afirmando que “diante da recusa do presidente Putin em encerrar esta guerra sem sentido, o Tesouro está sancionando as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia que financiam a máquina de guerra do Kremlin”.
Bessent também mencionou que os Estados Unidos estão preparados para adotar novas ações, se necessário, como parte do esforço do presidente Trump para encerrar o conflito. “Incentivamos nossos aliados a se unirem a nós e aderirem a essas sanções”, acrescentou.
Vale lembrar que Rosneft e Lukoil já haviam sido alvo de sanções por parte do governo britânico na semana passada. Além disso, a União Europeia também havia sancionado a estatal Rosneft.
Trump cancela reunião com Putin
Ainda na quarta-feira, Trump recebeu o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, no Salão Oval. Durante a reunião, o presidente norte-americano confirmou o cancelamento de uma cúpula previamente planejada com Vladimir Putin. “Cancelamos a reunião com o presidente Putin”, declarou Trump. “Não me pareceu certo. Não senti que chegaríamos ao ponto onde precisamos chegar, então cancelei. Mas faremos isso no futuro.”