Papa Leão 14 faz apelo por paz mundial em sua 1ª oração dominical

Folha de São Paulo
Papa Leão 14 faz apelo por paz mundial em sua 1ª oração dominical O papa Leão 14 durante oração na sacada da Basílica de São Pedro em sua 1ª audiência dominical - Andreas Solaro/11.mai.25/AFP

Na manhã deste domingo (11), o papa Leão 14 conduziu sua primeira audiência dominical na Praça São Pedro, em Roma, diante de uma multidão de fiéis. Momentos antes da tradicional oração do Regina Coelidedicada à Virgem Maria e rezada durante o tempo pascal — o pontífice emocionou o público ao surgir na sacada da Basílica de São Pedro, sob forte esquema de segurança, semelhante ao da missa de corpo presente do papa Francisco, realizada duas semanas.

Durante a homilia, Leão 14 fez memória aos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que causou a morte de cerca de 60 milhões de pessoas, e reafirmou os apelos por paz: “Nunca mais a guerra!”, disse, ecoando palavras de seu antecessor.

O papa também expressou profunda tristeza pelos conflitos atuais na Ucrânia e na Faixa de Gaza, clamando por um esforço conjunto em favor de uma paz verdadeira, justa e duradoura. Em referência à guerra entre Israel e o grupo Hamas, declarou com firmeza: “Todos os reféns devem ser libertados.”

Leão 14 ainda saudou o recente anúncio de cessar-fogo entre Índia e Paquistão, após semanas de tensão militar que quase culminaram em um confronto direto entre os dois países.

Segundo estimativas das autoridades romanas, aproximadamente 100 mil pessoas estiveram presentes na Praça São Pedro para acompanhar a oração dominical.

Dirigindo-se especialmente aos jovens, o papa fez um chamado às vocações religiosas: “Tenho a alegria de rezar com vocês e com todo o povo de Deus pelas vocações, especialmente ao sacerdócio e à vida religiosa. A Igreja precisa muito disso, e é importante que os jovens encontrem em nossas comunidades acolhimento, escuta e encorajamento em seus caminhos vocacionais.”

Encerrando sua fala, deixou uma mensagem de coragem e fé: “Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e de Cristo!”








Antes de se despedir, Leão 14 saudou delegações internacionais presentes na praça, incluindo grupos da Espanha, Malta e Estados Unidos. Também aproveitou para homenagear o Dia das Mães, celebrado neste domingo na Itália. “Envio uma saudação especial a todas as mães, com uma oração por elas — inclusive pelas que estão no céu. Feliz Dia das Mães!”, disse, sob aplausos dos fiéis.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.