Moraes determina que 'Fátima Tubarão' cumpra pena de 17 anos por crimes no 8 de Janeiro

O Globo
Moraes determina que 'Fátima Tubarão' cumpra pena de 17 anos por crimes no 8 de Janeiro


Idosa de 67 anos já estava presa preventivamente por participação em atos golpistas de 8 de janeiro O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira o início do cumprimento da pena de Maria de Fátima Jacinto Mendonça, conhecida como "Fátima Tubarão", por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.

A idosa, de 67 anos, foi condenada a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. De acordo com uma investigação conduzida pela PF, Maria de Fátima gravou vídeos durante a invasão da sede dos três Poderes, nos quais ela aparece afirmando que estava "quebrando tudo", que era uma "guerra" e que iria "pegar o Xandão agora".

Nas imagens, ela ainda se apresenta como "Fátima de Tubarão", em referência à sua cidade de origem, em Santa Catarina.
A idosa foi presa preventivamente ainda em janeiro do ano passado, durante a terceira fase da operação Lesa Pátria, que cumpriu 11 mandados de prisão em cinco estados e no DF. Desde então, ela permanece detida no presídio de Criciúma (SC), aguardando a tramitação do caso no STF.


A acusação foi julgada em plenário virtual em agosto deste ano, com a maioria dos ministros seguindo o posicionamento de Moraes, relator do caso, que votou pela condenação de Fátima a 17 anos de prisão, além do pagamento de indenização de R$ 30 milhões. Hoje, a sentença transita em julgado, ou seja, a defesa não tem mais direito de apresentar novos recursos.




Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.