'Ordenhar' pepinos antes de comê-los? Técnica promete tornar o legume mais saboroso e menos amargo; entenda

Entre as substâncias químicas presentes no pepino, está um componente amargo chamado de 'cucurbitacina'

API - O Globo
'Ordenhar' pepinos antes de comê-los? Técnica promete tornar o legume mais saboroso e menos amargo; entenda

Por sua versatilidade e praticidade, os pepinos têm se tornado uma escolha saudável cada vez mais presente nas dietas. Rico em cálcio, fósforo, cloro, enxofre, magnésio, potássio, sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B, o alimento pode não agradar, no entanto, a todos os paladares.


‘Agora consigo respirar, é fantástico’: Homem espirra e expele peça de lego presa no nariz há 26 anos, nos EUA


Como evitar? Cerca de 70 milhões de pessoas têm mau hálito no Brasil, diz pesquisa


Para minimizar o característico “amargor” do pepino, usuários começaram a viralizar nas redes sociais com uma técnica comum entre os mais antigos ao preparar outros legumes, como o chuchu, por exemplo.


O método é simples: consiste apenas em cortar o pepino em dois pedaços e esfregá-los um no outro. Desse modo, o alimento começa a soltar um tipo de espuma ou “leite”, apontada por estudiosos como a grande causadora do sabor amargo.


Cirurgião famoso no TikTok e no Instagram, onde acumula mais de 1 milhão de seguidores, o médico Karan Rajan explicou, em um vídeo, o motivo da prática e como ela efetivamente pode ajudar a tornar os pepinos mais saborosos.


O médico explica que os pepinos são “basicamente balões de água verdes”, e que eles “têm mais de 95% de água, mas também têm uma pitada de nutrientes e químicos vegetais”.


Entre as substâncias químicas presentes no pepino, está um componente amargo chamado de cucurbitacina, também encontrado em abóboras e melões.



A espuma amarga liberada por esses alimentos é um mecanismo de defesa, segundo o médico, e servem para evitar que animais os comam nas plantações.


“Ordenhar” os pepinos, no entanto, pode não ser a opção mais eficaz para eliminar o gosto amargo, já que a cucurbitacina está presente na casca, e não na polpa.


Assim, segundo o Dr. Rajan, a melhor forma de consumir os pepinos para quem não suporta o amargor é, na verdade, remover a casca escura deles.


O sabor não deve, porém, afastar as pessoas dos pepinos, orienta o médico, por ser um alimento com inúmeros benefícios, uma poderosa maneira de se hidratar com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.





Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.